quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

TCC - A construção do histórico da capela de São Severino dos Ramos e o desaparecimento das romarias em Palmeirina-PE

Capa: Enoque Ferreira Cardozo.
Sobre o autor – Thiago Isidio da Silva
1ª Edição - 2013
Formato: Pocket 105x148

CARDOZO, Enoque Ferreira. A construção do histórico da capela de São Severino dos Ramos e o desaparecimento das romarias em Palmeirina-PE / Enoque Ferreira Cardozo. Ed. Clube de autores. 2013.

Hoje, 01/05/2015 estava pesquisando sobre o tema de meu antigo TCC, que se tornou livro em 2012 e publicado em 2013, 1 ano logo após apresenta-lo a banca como trabalho de conclusão de minha graduação em licenciatura em história pela Universidade de Pernambuco-UPE (Campus Garanhuns). E para minha surpresa, meu livro tornou-se referencia na wikipedia. E mesmo apesar de qualquer um editar na wikipedia, fiquei bem feliz por esse feito, tanto que ei de postar todo o artigo da wikipedia abaixo... Boa leitura.

São Severino dos Ramos

São Severino dos Ramos
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Texto Original em (http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Severino_dos_Ramos)

São Severino dos Ramos (também conhecido como São Severino do Ramo ou, simplesmente, São Severino) é uma imagem devocional católica que é centro de um importante culto religioso em alguns estados do Nordeste do Brasil. A estátua em tamanho natural, cuja origem é incerta, representa São Severino de Nórica deitado e vestido em trajes de soldado romano1 . Encontra-se na Igreja de Nossa Senhora da Luz, no município pernambucano de Paudalho, em uma capela adjacente ao altar principal. Os primeiros relatos da realização de prodígios por intermédio do ícone do santo datam do século XIX, quando se inicia o boato de que a estátua seria o próprio cadáver incorrupto de São Severino, de tal maneira preservado que, furando-o, verteria sangue1 . A notícia se espalhou entre os habitantes das regiões circunvizinhas, e mesmo para outros estados do Nordeste, fazendo afluir um grande número de romeiros à Igreja de Nossa Senhora da Luz, no Engenho Ramos, onde a estátua se encontrava. Logo o São Severino do Engenho Ramos tornou-se São Severino dos Ramos, nome pelo qual a devoção é até hoje conhecida 2 . Com o passar dos anos, a capela dedicada ao santo tornou-se o destino de romarias cada vez mais numerosas, forçando à ampliação do espaço físico onde a estátua se encontrava recolhida2 . A devoção à São Severino do Ramo constitui uma manifestação religiosa ainda importante nos estados nordestinos, tendo sido mencionada por João Cabral de Melo Neto no poema Morte e Vida Severina3 .

Referências

  1. ↑ a b ANDRADE, Maria do Carmo. São Severino do Ramos. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Acesso em 21 dez. 2014 
  2. ↑ a b CARDOZO, Enoque Ferreira. A construção do histórico da Capela de São Severino dos Ramos e o desaparecimento das romarias em Palmeirinha-PE. Joinville: Clube dos Autores, 2013. http://clubedeautores.com.br/book/149060--Historico#.VUNpVtJVikp
  3. ↑ MELO NETO, J. C. Morte e Vida Severina. Acesso em 21 dez. 2014

*********************************************************************************
Mais uma vez estava Navegando e encontrei mais um site que usa meu livro como referencia, hoje, dia 10/10/2015. Dessa vez na wikiwand com o tema "Capela". Ei de postar todo o artigo da wikiwand  abaixo... Boa leitura.

Capela

Capela
Origem: Wikiwand. Texto Original em (http://www.wikiwand.com/pt/Capela)

Capela ou ermida é um templo cristão secundário. Normalmente são locais para atendimento religioso de grupos específicos de pessoas ou comunidades religiosas. São usuais as capelas de aldeias, colégios, universidades, presídios, conventos, quartéis, castelos, fazendas etc. A designação de ermida é usualmente utilizada para capelas erguidas em sítios ermos.
Na hierarquia religiosa existem as catedrais, as igrejas as capelas. As catedrais são as igrejas principais das dioceses onde o bispo celebra a eucaristia dominical. As igrejas são os templos principais das paróquias sendo uma delas denominada igreja matriz onde o sacerdote celebra a missa principal dominical. As restantes pequenas igrejas são denominadas de capelas onde habitualmente não existe culto religioso diário ou dominical, ou existe apenas por alturas de festividades.
A palavra "capela" provém da cappella (ou manto) de São Martinho, a relíquia mais sagrada dos reis francos, sobre o qual se faziam os juramentos e que era levado à frente das tropas em batalhas. Os seus guardiões eram os cappellani e o santuário no qual se guardava era a cappella. Por isso, cappella veio a ser designação de um prédio religioso, inclusive o seu mobiliário e pessoal, isto é, tudo o que fosse necessário para o culto de um rei ou nobre.

Igrejas Evangélicas

Podemos citar denominações cristãs evangélicas, como a Igreja do Evangelho Quadrangular, onde o templo sede das cidades é denominado catedral (da paz, do amor, da fé) e todos os outros na mesma cidade são denominados capela.

Capela "CRUZ DE ESTRADA"

1Enoque Ferreira Cardozo, em 2012 com seu livro "A construção do histórico da capela de São Severino dos Ramos e o desaparecimento das romarias em Palmeirina-PE" defini alguns tipos de capelas, e uma delas, talvez a mais conhecida em todo território nacional é a capela que serve como CRUZ DE ESTRADA. Apesar de variar de tamanho, essas cruzes de estrada tem o mesmo objetivo, homenagear familiares ou amigos, representando as pessoas que naquele local morreram em acidentes ou assassinadas.

Referências

  1. CARDOZO, Enoque Ferreira. A construção do histórico da Capela de São Severino dos Ramos e o desaparecimento das romarias em Palmeirinha-PE. Joinville: Clube dos Autores, 2013. http://clubedeautores.com.br/book/149060--Historico#.VUNpVtJVikp
  • ↑ Histórico CARDOZO, Enoque Ferreira. A construção do histórico da Capela de São Severino dos Ramos e o desaparecimento das romarias em Palmeirinha-PE. Joinville: Clube dos Autores, 2013. http://clubedeautores.com.br/book/149060--Historico#.VUNpVtJVikp. [S.l.: s.n.].

*********************************************************************************



Clube de Autores Publicações S/A CNPJ: 16.779.786/0001-27 Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700


La construction de l'histoire de San Severino Chapelle des Palms et la disparition des pèlerinages dans Palmeirina - PE, The construction of the history of San Severino Chapel of the Palms and the disappearance of pilgrimages in Palmeirina -PE, La costruzione della storia di San Severino Cappella delle Palme e la scomparsa dei pellegrinaggi in Palmeirina -PE, Der Aufbau der Geschichte von San Severino Kapelle der Palmen und das Verschwinden der Wallfahrten in Palmeirina -PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário